Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Não perturbe, Silêncio!

vizinhos barulhentos!

Publicado por Eric Kennedy
há 7 anos

Ter vizinhos barulhentos, sem dúvidas é um grande problema. O incômodo torna-se peculiar quando se mora em apartamentos, condomínios ou imóveis conjugados.

O problema piora quando acontecem “aquelas festas”, aí vem: música alta, cachorros latindo, crianças gritando e o resultado disso tudo é Você sem sossego. Quando a política da boa vizinhança não é cumprida, quando aquela simples conversa não funciona, ou as reclamações na portaria já não resolvem, é chegado o momento de pedir socorro às autoridades competentes.

De acordo com o que dispõe o art. 42 da Lei de Contravencoes Penais, qualquer cidadão brasileiro está sujeito a MULTA, ou PRISÃO de QUINZE DIAS A TRÊS MESES, ao perturbar o sossego alheio, com gritaria ou algazarra, exercendo profissão incômoda ou ruidosa, abusar de instrumentos sonoros ou provocar barulho produzido por animal de que tem a guarda.

A denúncia de barulho excessivo pode ser feita em qualquer delegacia de polícia, desde que acompanhada de um boletim de ocorrência, já que é uma contravenção penal.

Caso do procedimento não surja o efeito desejado, é possível apelar para a esfera Cível, para tanto, é necessário que se proponha uma ação de dano infecto ou pedido de tutela de inibitória baseada no direito de vizinhança do Código Civil (art. 1277 e seguintes) e artigo 497 e seguintes do Código de Processo Civil com pedido liminar para que cesse a perturbação sob pena de multa, ou seja, o juiz determina o pagamento de multa diária em caso de descumprimento. Além do ressarcimento de eventuais danos morais e materiais.

No entanto, para medidas mais efetivas, vale consultar se a sua cidade possui a própria Lei do Silêncio. Em João Pessoa-PB, por exemplo, existe um decreto que regulariza esse tipo de situação é o Decreto nº 4.793 de 21 de abril de 2003, e nele vêm todas as informações pertinentes a esse tipo de caso, tais como: órgão fiscalizador, infrações, penalidades, e o limite máximo de pressão sonora para cada tipo de zona.

  • Sobre o autor"um mero Solucionador de conflitos"
  • Publicações8
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1007
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nao-perturbe-silencio/511736386

Informações relacionadas

Notíciashá 14 anos

LEI DO SILÊNCIO E EXAGERO SONORO: EXIBIÇÃO CABOTINA OU EXÓTICA PREFERÊNCIA MUSICAL

Manuela Ferreira, Advogado
Notíciashá 4 anos

Som alto do vizinho. Como resolver?

Consultor Jurídico
Notíciashá 14 anos

Agente policial deve coibir exagero sonoro e promover paz pública

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bom dia nessa lei do silêncio liguei duas vezes ao batalhão policial e não foi prestado atendimento já eram mais de meia noite registraram a denuncia mais não vieram fazer ocrrencia continuar lendo